domingo, 28 de fevereiro de 2010

A inércia do tempo - Turíbia Figueiredo



A INÉRCIA DO TEMPO



O tempo passa e é sempre outono.
Lareira da saudade sempre acesa,
os troncos despidos, trovejando de vontade,
o cheiro da terra na chuva das memórias.

Há sempre um lugar deserto no banco do jardim,
onde repousam as folhas,
fulvas de ternura.

O teu rosto demora mais no meu olhar
contra o frio da janela no tempo inerte.

O tempo corre parado no céu das lembranças,
e o teu cheiro perpassa a sala dos livros,
onde os teus olhos em sonhos se perderam.

Tento virar as páginas do destino e sei
que o tempo sempre passa ao verão alheio.

O outono permanece nas sombras do jardim,
invadindo a casa, rasgando o espaço
onde no abrigo da lareira me recolho
como se uma fatia de sol pudesse saborear.

A tua ausência, porém, gela-me os dedos,
e, na construção do lar das palavras
onde no teu calor me quero enroscar,
é sempre tempestade, é sempre nostalgia.


O teu sorriso, a tua voz, o teu cheiro,
resistem, teimosamente, à corrente temporal.


Sei que ele corre no calendário, mas tenho
o coração pregado ao outono, o corpo
incendiado no banco do jardim,
sentado no silêncio rasgado da casa.

que guarda o tempo que nunca passa.



Turíbia Figueiredo

Sem comentários: