domingo, 24 de maio de 2009

Leituras de poemas na ria e tertúlia

No dia 13 de Junho, pelas 16h00m o Grupo Poético de Aveiro irá realizar uma intervenção conjunta, com leitura de poemas de Fernando Pessoa. Esta actividade está integrada na programação da Livraria Buchholz, que promove, a partir de 30 de Maio, leituras de poesia na Ria, dentro de um barco moliceiro.
Os interessados devem inscrever-se na Livraria, situada na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro.
Para o mesmo dia 13, à noite, pelas 21h30m O GPA organiza uma tertúlia sob o tema: A importância da poesia nas nossas vidas, também na mesma livraria, aberta a todos os que queiram participar.

domingo, 17 de maio de 2009

O discurso poético em Aveiro - 1º Encontro internacional de poesia


Em 1993, o Grupo Poético de Aveiro organizou, graças ao contacto com o saudoso poeta Andres Quintanilla Buey, o 1º Encontro Poético Luso-Espanhol com o Grupo Literário e Artístico Sarmiento. Este intercâmbio foi conservado ao longo destes dezasseis anos e Aveiro, a cidade de água e luz, tem sido descoberta por muitos espanhóis através da palavra poética em várias cidades de Espanha.

Nos dias 18 e 19 de Abril, o Grupo Poético de Aveiro recebeu, não apenas o Grupo Literário e Artístico Sarmiento de Valladolid, mas também poetas de Pontevedra: Asun Estevez e Fernando Poza, bem como poetas de Itália, Argentina e S. Tomé e Príncipe. Este foi o 1º Encontro Internacional de Poesia organizado pelo Grupo Poético.



Poetas convidados:


José António Vale Alonso: Nascido em Zamora, é autor de vários livros de poemas, entre os quais Alondras en el páramo del tiempo editado pela Academia Castelhano-Leonesa de Poesia e La espiral del sueño publicado pela Editorial Azul. Foi premiado em importantes concursos poéticos de Espanha.

Donaciano Cantera del Rio: Nascido em Palência, licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, é autor de vários livros de poesia e prosa, entre os quais Vispera luminosa de tu cuerpo.

Araceli Saguillo: Nascida em Palência, está radicada, há muitos anos, em Valladolid. Presidente do Grupo Literário Juan de Baños y Sarmiento. Coordenadora das sessões poéticas semanais Viernes del Sarmiento, colabora em várias revistas de Espanha, Portugal e Itália. Tem doze livros publicados, alguns traduzidos em italiano e poemas traduzidos para português por António Salvado.

Giovanna Mulas: Escritora italiana de Sardenha. Entre numerosos títulos publicados dstacamos: Lughe de Chelu, Penélope che parlava alle pietre e Domo del viento. Recebeu dezenas de prémios nacionais e internacionais e foi proposta por duas vezes como candidata de Itália ao Prémio Nobel de Literatura. Dirige a revista de literatura italiana Isola Nera.

Gabriel Impaglione: Poeta argentino, nascido em Buenos Aires, tem vários livros publicados entre os quais: Bagdad y otros poemas e Explicaciones com mar y otros elementos. Fundou e dirige a revista internacional de Poesia Isla Negra. É co-organizador do Festival de Poesia Palabra en el mundo que se realiza em diversos países.

Fernando Luís Pérez Poza, nasceu em Pontevedra. Publicou oito livros de poesia, um de contos e participou em numerosas antologias. Secretário da Fundação Cuña Casabellas , Presidente da Associação Cultural República de las Letras é o director da Editora El Taller del Poeta. Como ensaísta publicou conjuntamente com Jorge Cuña Casabellas um ensaio monográfico sobre a poesia chilena do século XX.

Brigidina Gentile vive e trabalha em Roma. Licenciada em antropologia cultural e em literatura hispano-americana, colaborou com a Universidade de Roma e como tradutora com organizações não governamentais. Publicou diversos artigos e ensaios literários, em particular sobre a escrita feminina e a poesia latino americana. A antologia La outra Penélope é o seu primeiro livro.

Asun Estevez: Nasceu em Bueu, Pontevedra. É membro da Associação de Escritores e Artistas Espanhóis e secretária da ADICAM (Associação de Diagnosticadas de Cancro da Mama). Participou em vários recitais de poesia e publicou em 2008 o livro de poesia Pel de Muller que está a ter um enorme êxito na Galiza. É ainda responsável e animadora de um programa de rádio semanal.

Olinda Beja: Nasceu em Guadalupe, São Tomé e Príncipe. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto. A sua obra tem incidido principalmente sobre temas africanos, com títulos como Bô Tendê (poesia), Quinze dias de regresso (romance) ou No País do Tchiloli (poesia) entre muitos outros. Tem um carinho especial por Aveiro a quem dedicou o livro Quebra-mar.

Inauguração Livraria Buchholz

Entre Linhas 2-2009

Entre linhas 9-2007

sábado, 9 de maio de 2009

Biografia GPA

O Grupo Poético de Aveiro (GPA) aparecendo em Fevereiro de 1993 como tertúlia literária (António Luís Oliveira, Carla Bandarra, Manuel Ferreira Rodrigues, Orlando Jorge Figueiredo e Rosa Maria Oliveira) participou, de imediato, em diversas manifestações culturais de iniciativa própria e outras, entre as quais realçamos: Quinquagenário da morte de Homem Cristo -leitura de poemas junto à campa – e participação no Encontro Poético Luso-espanhol, realizado em Valladolid, a convite de Andrés Quintanilla Buey, director do Grupo Literário e Artístico Sarmiento.
No entanto, só a partir de Setembro de 1993, com a realização de um novo Encontro Poético Luso-Espanhol, desta vez no Museu de Aveiro, é que o grupo se estrutura com vista a transformar-se numa associação cultural, tendo como objectivo a divulgação da Poesia e da Cultura de expressão portuguesa, o que viria a acontecer em 23 de Novembro de 1994. Este ano foi a confirmação do GPA como instituição cultural de Aveiro, através da realização de diversas iniciativas, no espaço da Biblioteca Municipal de Aveiro, entre as quais destacamos: A Poesia Africana, com a participação de Olinda Beja; A Insularidade na Poesia, com Vasco Pereira da Costa, e as Comemorações do centenário do nascimento de Florbela Espanca. A partir deste ano, o Grupo alargou-se e passou a contar com as vozes de Ana Figueiredo, Ana Amaro, Jorge Neves, José Jerónimo Ferreira e, com a participação activa de artistas plásticos como Isabel Curado, Jeremias Bandarra, Lúcia Seabra, Maria Romana e Milú Sardinha. Ainda em 1994, o GPA recebeu, em Valladolid, o Prémio Jorge Manrique, entregue pelo Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal em Espanha.
De 1995 recordamos os recitais: Poesia portuguesa no Oriente, que contou com a presença da Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa; e Fernando Pessoa, enriquecido com uma comunicação do Professor António Manuel Ferreira, docente da Universidade de Aveiro; o I Encontro Nacional de Escritores de Ficção Científica e a Exposição do Núcleo de Artes Plásticas do GPA.
Em 1996 destacamos o início da colaboração com as Escolas, organizando recitais de poesia para crianças e jovens do distrito; o programa de rádio Mar a Mar, na rádio Terra Nova, e a Homenagem a Carlos Drummond de Andrade, com a presença do Prof. Arnaldo Saraiva.
A revista folhas – letras & outros ofícios, é publicada pela primeira vez em Maio de 1997 e passará a ser, até aos dias de hoje, um importante contributo do GPA para o aparecimento e divulgação de novos autores de poesia. Para a coordenação da revista foi formado um grupo variável de que já fizeram parte: Ana Carla Amaro, António Manuel Ferreira, António Luís Oliveira, Hercílio Matos, Jorge Pedro Ferreira, José Jerónimo Ferreira, Orlando Jorge Figueiredo, Rosa Maria Oliveira e Turíbia Figueiredo, sendo o aspecto gráfico tratado por artistas plásticos como Lúcia Seabra e Milú Sardinha. Ainda em 1997, o GPA promoveu várias iniciativas, entre as quais realçamos recitais com os poetas Manuel Alegre e Adalberto Alves, a Homenagem a Manuel Bandeira, enriquecida pela comunicação da Prof. Maria de Lourdes Soares da Universidade Federal de Juiz de Fora – Brasil; a Exposição dedicada a Eça de Queirós com Conferência da Prof. Maria Saraiva de Jesus; Timor – sessão poética, exposição iconográfica e documental e comunicações pelos Drs Artur Marcos e Luís Costa do Centro de Documentação Timor – Ásia.
O ano de 1998 foi marcado pelo ciclo de exposições e conferências comemorativas do centenário do nascimento de Ferreira de Castro, promovidas pelo GPA, com colaboração do Prof. Pedro Calheiros, docente da Universidade de Aveiro e, também, sócio do Grupo. A revista folhas – letras & outros ofícios nº 3 foi então dedicada à vida e obra do escritor Ferreira de Castro, publicando trabalhos de Cecília Sacramento, Eugénio Lisboa, José Fernando Tavares, Óscar Lopes, Pedro Calheiros, Victor Martins e Maria Saraiva de Jesus.

Em 1999 destacamos a participação activa na Semana Cultural Timorense promovida pela Universidade de Aveiro; a organização do II Encontro Nacional de Escritores de Ficção Científica; recitais de poesia, colaboração com a Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda e, com a Associação Académica da Universidade de Aveiro.
Em 2000 o GPA reforça a sua colaboração com o Grupo Literário e Artístico Sarmiento, através da participação em recitais de poesia em Valladolid e em Burgos. Participa no Encontro Galaico-Português de Poesia e Canto, em Pontevedra, a convite do Grupo Coral Polifónico de Aveiro. Em Dezembro, inicia um ciclo de iniciativas, por ocasião do Centenário da morte de Eça de Queiroz, dedicando a este autor, já em 2001, a revista folhas – letras & outros ofícios nº 7, evocando a sua vida e obra, com relevo para as suas raízes aveirenses e ligação à tradição liberal de Aveiro. Neste número colaboraram A. Campos Matos, Cecília Sacramento, Eugénio Lisboa, Joaquim Correia, Pedro Calheiros e Vasco Branco. Foi também o ano do programa de rádio Todo o Tempo é de Poesia, na Aveiro FM; da evocação dos Mártires da Revolução Liberal e da comemoração do Centenário do Nascimento de Cecília Meireles, com a colaboração do Departamento das Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.
Em 2002, várias iniciativas também marcaram a actividade do GPA: A edição e apresentação da revista folhas – letras & outros ofícios nº 8, inteiramente dedicada aos jovens autores, com o patrocínio do Instituto Português da Juventude; um Curso de Iniciação à leitura de poesia em público, no auditório da Biblioteca Municipal de Aveiro; a participação no Júri do Prémio Literário Vasco Branco e, um novo programa semanal de poesia, na Rádio Terra Nova, Entrelinhas, que continua vivo até hoje. A ligação aos poetas do país vizinho alargou-se, em 2003, com a participação na VI Forxa Literária da Solaina, em Pontevedra – Galiza, e o V Encontro Poético Castela/Leão/Portugal, em Salamanca. De referir é também a participação do GPA no Júri do Prémio Aveiro Jovem Criador, que se manteve até hoje.
O ano de 2004 foi a continuidade da interacção entre o GPA, os poetas da Galiza, através da Associação de Escritores de Língua Galega, a Academia Castelhano/Leonesa de Poesia e o Grupo Literário e Artístico Sarmiento. Não poderemos esquecer as homenagens aos poetas aveirenses Amadeu de Sousa e Luís Regala, integradas nas Comemorações do Centenário do Clube dos Galitos, a convite do Prof. Joaquim Correia.
Em 2005 e 2006, realce para a sessão de leitura encenada O Livro Dentro dos Livros, dedicada aos livros, aos leitores e aos escritores; para um recital muito especial: A Poesia e o Fado; e para a sessão poética Os Quatro Elementos.
No ano de 2007, realizámos diversas leituras de poesia em escolas; participámos no Júri do Prémio de Poesia Nuno Júdice; organizámos o Encontro Poético Luso-Espanhol, no Navio Museu Santo André, com a participação especial de Olinda Beja; as Leituras de Poesia para utentes de Lares de 3ª idade e, as Comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga, com uma comunicação do Prof. António Manuel Ferreira. O Ano Vieirino foi em 2008. Para além das habituais iniciativas, organizámos uma Evocação da Vida e da Obra do Padre António Vieira, na Biblioteca Municipal, com leituras e com uma comunicação a cargo do Prof. Joaquim Correia.
O Grupo Poético de Aveiro continua muito activo, com mais de 90 associados e com um ambicioso plano de actividades para 2009. Convidamos todos os apaixonados pela Poesia a tornarem-se sócios do GPA e a participarem nas nossas actividades.

Grupo Poético de Aveiro / Casa Municipal da Cultura / Praça da República / 3800 –Aveiro // grupopoeticoaveiro@gmail.com