sábado, 9 de maio de 2009

Biografia GPA

O Grupo Poético de Aveiro (GPA) aparecendo em Fevereiro de 1993 como tertúlia literária (António Luís Oliveira, Carla Bandarra, Manuel Ferreira Rodrigues, Orlando Jorge Figueiredo e Rosa Maria Oliveira) participou, de imediato, em diversas manifestações culturais de iniciativa própria e outras, entre as quais realçamos: Quinquagenário da morte de Homem Cristo -leitura de poemas junto à campa – e participação no Encontro Poético Luso-espanhol, realizado em Valladolid, a convite de Andrés Quintanilla Buey, director do Grupo Literário e Artístico Sarmiento.
No entanto, só a partir de Setembro de 1993, com a realização de um novo Encontro Poético Luso-Espanhol, desta vez no Museu de Aveiro, é que o grupo se estrutura com vista a transformar-se numa associação cultural, tendo como objectivo a divulgação da Poesia e da Cultura de expressão portuguesa, o que viria a acontecer em 23 de Novembro de 1994. Este ano foi a confirmação do GPA como instituição cultural de Aveiro, através da realização de diversas iniciativas, no espaço da Biblioteca Municipal de Aveiro, entre as quais destacamos: A Poesia Africana, com a participação de Olinda Beja; A Insularidade na Poesia, com Vasco Pereira da Costa, e as Comemorações do centenário do nascimento de Florbela Espanca. A partir deste ano, o Grupo alargou-se e passou a contar com as vozes de Ana Figueiredo, Ana Amaro, Jorge Neves, José Jerónimo Ferreira e, com a participação activa de artistas plásticos como Isabel Curado, Jeremias Bandarra, Lúcia Seabra, Maria Romana e Milú Sardinha. Ainda em 1994, o GPA recebeu, em Valladolid, o Prémio Jorge Manrique, entregue pelo Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal em Espanha.
De 1995 recordamos os recitais: Poesia portuguesa no Oriente, que contou com a presença da Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa; e Fernando Pessoa, enriquecido com uma comunicação do Professor António Manuel Ferreira, docente da Universidade de Aveiro; o I Encontro Nacional de Escritores de Ficção Científica e a Exposição do Núcleo de Artes Plásticas do GPA.
Em 1996 destacamos o início da colaboração com as Escolas, organizando recitais de poesia para crianças e jovens do distrito; o programa de rádio Mar a Mar, na rádio Terra Nova, e a Homenagem a Carlos Drummond de Andrade, com a presença do Prof. Arnaldo Saraiva.
A revista folhas – letras & outros ofícios, é publicada pela primeira vez em Maio de 1997 e passará a ser, até aos dias de hoje, um importante contributo do GPA para o aparecimento e divulgação de novos autores de poesia. Para a coordenação da revista foi formado um grupo variável de que já fizeram parte: Ana Carla Amaro, António Manuel Ferreira, António Luís Oliveira, Hercílio Matos, Jorge Pedro Ferreira, José Jerónimo Ferreira, Orlando Jorge Figueiredo, Rosa Maria Oliveira e Turíbia Figueiredo, sendo o aspecto gráfico tratado por artistas plásticos como Lúcia Seabra e Milú Sardinha. Ainda em 1997, o GPA promoveu várias iniciativas, entre as quais realçamos recitais com os poetas Manuel Alegre e Adalberto Alves, a Homenagem a Manuel Bandeira, enriquecida pela comunicação da Prof. Maria de Lourdes Soares da Universidade Federal de Juiz de Fora – Brasil; a Exposição dedicada a Eça de Queirós com Conferência da Prof. Maria Saraiva de Jesus; Timor – sessão poética, exposição iconográfica e documental e comunicações pelos Drs Artur Marcos e Luís Costa do Centro de Documentação Timor – Ásia.
O ano de 1998 foi marcado pelo ciclo de exposições e conferências comemorativas do centenário do nascimento de Ferreira de Castro, promovidas pelo GPA, com colaboração do Prof. Pedro Calheiros, docente da Universidade de Aveiro e, também, sócio do Grupo. A revista folhas – letras & outros ofícios nº 3 foi então dedicada à vida e obra do escritor Ferreira de Castro, publicando trabalhos de Cecília Sacramento, Eugénio Lisboa, José Fernando Tavares, Óscar Lopes, Pedro Calheiros, Victor Martins e Maria Saraiva de Jesus.

Em 1999 destacamos a participação activa na Semana Cultural Timorense promovida pela Universidade de Aveiro; a organização do II Encontro Nacional de Escritores de Ficção Científica; recitais de poesia, colaboração com a Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda e, com a Associação Académica da Universidade de Aveiro.
Em 2000 o GPA reforça a sua colaboração com o Grupo Literário e Artístico Sarmiento, através da participação em recitais de poesia em Valladolid e em Burgos. Participa no Encontro Galaico-Português de Poesia e Canto, em Pontevedra, a convite do Grupo Coral Polifónico de Aveiro. Em Dezembro, inicia um ciclo de iniciativas, por ocasião do Centenário da morte de Eça de Queiroz, dedicando a este autor, já em 2001, a revista folhas – letras & outros ofícios nº 7, evocando a sua vida e obra, com relevo para as suas raízes aveirenses e ligação à tradição liberal de Aveiro. Neste número colaboraram A. Campos Matos, Cecília Sacramento, Eugénio Lisboa, Joaquim Correia, Pedro Calheiros e Vasco Branco. Foi também o ano do programa de rádio Todo o Tempo é de Poesia, na Aveiro FM; da evocação dos Mártires da Revolução Liberal e da comemoração do Centenário do Nascimento de Cecília Meireles, com a colaboração do Departamento das Ciências da Educação da Universidade de Aveiro.
Em 2002, várias iniciativas também marcaram a actividade do GPA: A edição e apresentação da revista folhas – letras & outros ofícios nº 8, inteiramente dedicada aos jovens autores, com o patrocínio do Instituto Português da Juventude; um Curso de Iniciação à leitura de poesia em público, no auditório da Biblioteca Municipal de Aveiro; a participação no Júri do Prémio Literário Vasco Branco e, um novo programa semanal de poesia, na Rádio Terra Nova, Entrelinhas, que continua vivo até hoje. A ligação aos poetas do país vizinho alargou-se, em 2003, com a participação na VI Forxa Literária da Solaina, em Pontevedra – Galiza, e o V Encontro Poético Castela/Leão/Portugal, em Salamanca. De referir é também a participação do GPA no Júri do Prémio Aveiro Jovem Criador, que se manteve até hoje.
O ano de 2004 foi a continuidade da interacção entre o GPA, os poetas da Galiza, através da Associação de Escritores de Língua Galega, a Academia Castelhano/Leonesa de Poesia e o Grupo Literário e Artístico Sarmiento. Não poderemos esquecer as homenagens aos poetas aveirenses Amadeu de Sousa e Luís Regala, integradas nas Comemorações do Centenário do Clube dos Galitos, a convite do Prof. Joaquim Correia.
Em 2005 e 2006, realce para a sessão de leitura encenada O Livro Dentro dos Livros, dedicada aos livros, aos leitores e aos escritores; para um recital muito especial: A Poesia e o Fado; e para a sessão poética Os Quatro Elementos.
No ano de 2007, realizámos diversas leituras de poesia em escolas; participámos no Júri do Prémio de Poesia Nuno Júdice; organizámos o Encontro Poético Luso-Espanhol, no Navio Museu Santo André, com a participação especial de Olinda Beja; as Leituras de Poesia para utentes de Lares de 3ª idade e, as Comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga, com uma comunicação do Prof. António Manuel Ferreira. O Ano Vieirino foi em 2008. Para além das habituais iniciativas, organizámos uma Evocação da Vida e da Obra do Padre António Vieira, na Biblioteca Municipal, com leituras e com uma comunicação a cargo do Prof. Joaquim Correia.
O Grupo Poético de Aveiro continua muito activo, com mais de 90 associados e com um ambicioso plano de actividades para 2009. Convidamos todos os apaixonados pela Poesia a tornarem-se sócios do GPA e a participarem nas nossas actividades.

Grupo Poético de Aveiro / Casa Municipal da Cultura / Praça da República / 3800 –Aveiro // grupopoeticoaveiro@gmail.com

Sem comentários: