domingo, 17 de maio de 2009

O discurso poético em Aveiro - 1º Encontro internacional de poesia


Em 1993, o Grupo Poético de Aveiro organizou, graças ao contacto com o saudoso poeta Andres Quintanilla Buey, o 1º Encontro Poético Luso-Espanhol com o Grupo Literário e Artístico Sarmiento. Este intercâmbio foi conservado ao longo destes dezasseis anos e Aveiro, a cidade de água e luz, tem sido descoberta por muitos espanhóis através da palavra poética em várias cidades de Espanha.

Nos dias 18 e 19 de Abril, o Grupo Poético de Aveiro recebeu, não apenas o Grupo Literário e Artístico Sarmiento de Valladolid, mas também poetas de Pontevedra: Asun Estevez e Fernando Poza, bem como poetas de Itália, Argentina e S. Tomé e Príncipe. Este foi o 1º Encontro Internacional de Poesia organizado pelo Grupo Poético.



Poetas convidados:


José António Vale Alonso: Nascido em Zamora, é autor de vários livros de poemas, entre os quais Alondras en el páramo del tiempo editado pela Academia Castelhano-Leonesa de Poesia e La espiral del sueño publicado pela Editorial Azul. Foi premiado em importantes concursos poéticos de Espanha.

Donaciano Cantera del Rio: Nascido em Palência, licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, é autor de vários livros de poesia e prosa, entre os quais Vispera luminosa de tu cuerpo.

Araceli Saguillo: Nascida em Palência, está radicada, há muitos anos, em Valladolid. Presidente do Grupo Literário Juan de Baños y Sarmiento. Coordenadora das sessões poéticas semanais Viernes del Sarmiento, colabora em várias revistas de Espanha, Portugal e Itália. Tem doze livros publicados, alguns traduzidos em italiano e poemas traduzidos para português por António Salvado.

Giovanna Mulas: Escritora italiana de Sardenha. Entre numerosos títulos publicados dstacamos: Lughe de Chelu, Penélope che parlava alle pietre e Domo del viento. Recebeu dezenas de prémios nacionais e internacionais e foi proposta por duas vezes como candidata de Itália ao Prémio Nobel de Literatura. Dirige a revista de literatura italiana Isola Nera.

Gabriel Impaglione: Poeta argentino, nascido em Buenos Aires, tem vários livros publicados entre os quais: Bagdad y otros poemas e Explicaciones com mar y otros elementos. Fundou e dirige a revista internacional de Poesia Isla Negra. É co-organizador do Festival de Poesia Palabra en el mundo que se realiza em diversos países.

Fernando Luís Pérez Poza, nasceu em Pontevedra. Publicou oito livros de poesia, um de contos e participou em numerosas antologias. Secretário da Fundação Cuña Casabellas , Presidente da Associação Cultural República de las Letras é o director da Editora El Taller del Poeta. Como ensaísta publicou conjuntamente com Jorge Cuña Casabellas um ensaio monográfico sobre a poesia chilena do século XX.

Brigidina Gentile vive e trabalha em Roma. Licenciada em antropologia cultural e em literatura hispano-americana, colaborou com a Universidade de Roma e como tradutora com organizações não governamentais. Publicou diversos artigos e ensaios literários, em particular sobre a escrita feminina e a poesia latino americana. A antologia La outra Penélope é o seu primeiro livro.

Asun Estevez: Nasceu em Bueu, Pontevedra. É membro da Associação de Escritores e Artistas Espanhóis e secretária da ADICAM (Associação de Diagnosticadas de Cancro da Mama). Participou em vários recitais de poesia e publicou em 2008 o livro de poesia Pel de Muller que está a ter um enorme êxito na Galiza. É ainda responsável e animadora de um programa de rádio semanal.

Olinda Beja: Nasceu em Guadalupe, São Tomé e Príncipe. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto. A sua obra tem incidido principalmente sobre temas africanos, com títulos como Bô Tendê (poesia), Quinze dias de regresso (romance) ou No País do Tchiloli (poesia) entre muitos outros. Tem um carinho especial por Aveiro a quem dedicou o livro Quebra-mar.

Sem comentários: