sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Poesia e Vinho - Tertúlias poéticas - 28 de Fevereiro






"Poesia e ...

Tertúlias poéticas"

O Grupo Poético de Aveiro vai realizar a segunda sessão do ciclo “Poesia e … Tertúlias Poéticas”, o objetivo passa por divulgar, promover, partilhar e debater a poesia.

A 2 ª sessão será com o tema Poesia e Vinho, no dia 28 de Fevereiro pelas 21h30 na Latina - Adega em Aveiro, tendo como convidado o Manuel Dias da Silva que irá apresentar a comunicação “A propósito do Vinho...”.

Depois da apresentação haverá espaço para debate, partilha de ideias e leitura de poemas dedicados ao tema da sessão.

Na sessão também haverá prova de vinhos para alimentar as almas dos poetas!!

Estão todos convidados, venham e tragam poemas.

No que respeita ao nosso convidado, segue a sua nota biográfica:
Manuel Dias da Silva, nasceu em 1945, na freguesia de Janeiro de Baixo, Concelho de Pampilhosa da Serra. Lic. Engª Electrotécnica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Actividade Profissional

De 1973 a 1993, exerceu vários cargos, ligados à sua área de formação, na CIMPOR.
Gerente das Livrarias Bertrand, em Coimbra, de 1993 a 1999.
De 1999 a 2010, Diretor Executivo da Fundação João Jacinto de Magalhães, coordenando as actividades cultural e editorial da Universidade de Aveiro (UA). Neste mesmo período, fez parte das Comissões: para as Comemorações dos 30 Anos da UA; para o Estudo da Localização e Instaladora do Programa para o Ensino Politécnico Norte / Escola Superior Aveiro Norte, da UA.

Actividade Associativa

Foi membro da Direcção do GAAC – Grupo de Arqueologia de Arte do Centro; Presidente da Comissão Executiva do 1º Congresso do Baixo Mondego - Região e Património, tendo coordenado a publicação das Actas; sócio fundador, membro da Comissão Instaladora e de vários Corpos Sociais da ADDAC - Associação para o Desenvolvimento e Defesa da Alta de Coimbra; desde 1995, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da LACAM, para a qual realizou os diaporamas A Cegonha Branca e Fernão Mendes Pinto; integrou os Corpos Sociais da Associação de Geminação de Soure com Neuville de Poitou (Poitiers - França); foi membro do Orfeão Universitário de Aveiro e do Coral Vera Cruz (Aveiro); é Confrade, e desde Novembro de 2013, Vice Mordomo-Mor da Real Confraria do Maranho (Pampilhosa da Serra)

Actividade Política

Foi membro da Assembleia de Freguesia de Almedina (Coimbra) e da Assembleia Municipal da Pampilhosa da Serra.
Actividade Literária

Publicou quatro livros de poesia: “Silêncio e Outros Temas” (1995), “Cantos de Amanhecer” (2000), “A Gola do Tempo” (2006) e “O Som dos Lagares” (2008). Está representado na antologia de poesia “Homenagem a Miguel Torga” e na “Arganilia” – Revista Cultural da Beira-Serra Nº 6 e 7.
Co-fundador da Tertúlia Aedo, onde se diz e fala de poesia
Publicou, O Vinho e a vinha, na Bíblia, na revista “Uma Terra e um Povo” e, em co-autoria, O Encanamento do Mondego num documento de 1800, nas Actas do 1º Congresso do Baixo Mondego - Região e Património
Colabora, de forma aperiódica, no jornal Serras da Pampilhosa, da Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra, em Lisboa.
Tem realizado palestras sobre vários temas: “A gastronomia na época e na obra de Luís de Camões”; “Conversas à volta do vinho”; “ A gastronomia da Pampilhosa da Serra: passado, presente e futuro”; “Luz – eterno farol do conhecimento”; “A Cegonha Branca nos Campos do Mondego”; “Cataventos de Coimbra”

Actividade de Voluntariado

Faz parte da Direcção da ANAI, sendo o responsável pela dinamização da Cátedra “Sousa Fernandes” da UTL-Universidade do Tempo Livre. É Vice-Presidente da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra.

Esta actividade é organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e conta com o apoio da Latina - Adega e da ASSECOM-CA.

Saudações poéticas,
GPA

Sem comentários: