quarta-feira, 4 de abril de 2012

Paixões literárias partilhadas - II


Paixões literárias partilhadas
Leituras & Reflexões

A segunda sessão da comunidade de leitores será no próximo dia 13 de Abril pelas 18.00h na Biblioteca Municipal de Aveiro. A moderação estará a cargo de Zita Leal.

Esta sessão será especial pois a autora, Olinda Beja estará presente e os participantes irão receber uma oferta especial. O livro a tratar será o “Quebra-Mar” que está disponível para requisição na Biblioteca.

Leiam o livro e venham partilhar as vossas ideias nesta comunidade de leitores que pretende ser um ponto de encontro para os apaixonados pelos livros.

A Autora - Olinda Beja

Olinda Beja nasceu em Guadalupe- S. Tomé e Príncipe.

Ainda criança veio para Portugal, para as terras frias da Beira Alta. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e, actualmente lecciona Língua e Cultura Portuguesa em Lausanne-Suíça.

A sua obra é estudada em várias Universidades no Brasil e em Escolas Portuguesas no Luxemburgo. Tem vários livros publicados.

Todo o seu percurso literário converge para a aproximação entre os Povos lusófonos, através da riqueza cultural comum- a Língua Portuguesa.


O Livro “Quebra- Mar”

Olinda é o retrato vivo da Mulher Africana. Mas, ao folhearmos o livro de poemas Quebra- Mar, somos assaltados por uma outra mulher. Ela é a Ria, o moliceiro, o sal, a espuma, a gaivota. É um quebra-mar no conceito que tínhamos desta poetisa de S. Tomé.

Lemos, relemos e o cheiro a cacau confunde-se com a maresia, vislumbramos um moliceiro a cortar as águas quentes do rio onde Olinda-menina se banhava. Com um pouco mais de atenção olhando o céu de Guadalupe seguimos o rasto de um bando de gaivotas. E aí está o significado de “Geminação”.

Olinda Beja oferece a Aveiro o gosto, o sabor do sangue crioulo.


Comunidade Leitores promovida e organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e Biblioteca Municipal de Aveiro

A acção do Grupo Poético de Aveiro tem por objectivo estimular a leitura e a partilha das reflexões que as obras suscitam.

Com a comunidade de leitores pretendemos criar um ponto de encontro para todos aqueles que sentem paixão por livros, sendo que pretendemos motivar os participantes para a leitura de obras, promovendo o debate e a reflexão sobre as mesmas. Na sociedade de hoje em dia, foram-se perdendo os bons hábitos da tertúlia que proliferavam nas mesas de cafés, hoje o espaço de debate passa por espaços virtuais e redes sociais. Pretendemos estimular a tertúlia sobre os livros, abrir as portas a novas ideias e pensamentos.

Um dos objectivos passa por conseguir ter a presença dos autores em algumas sessões.

Sem comentários: