terça-feira, 20 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia 2012




O Grupo Poético de Aveiro promove várias acções para a comemoração do Dia Mundial da Poesia:

No dia 21 de Março, de manhã, estará presente na Escola Secundária Homem Cristo e na Escola Secundária José Estêvão para oferecer um recital aos alunos, tendo como objectivo levar a Poesia ao encontro aos mais jovens, numa acção promovida em conjunto com a Biblioteca Municipal de Aveiro.

Ao final da tarde, na Biblioteca Municipal de Aveiro, todos os utentes terão contacto com a Poesia, através da declamação de poemas, que irá marcando o lirismo de que esse Dia se reveste para os amantes do fenómeno poético.

A festa poética continua na noite do dia 21 pelas 21h30m, noutra iniciativa conjunta do Grupo Poético de Aveiro e da Biblioteca Municipal de Aveiro, no auditório da Biblioteca. Neste dia de celebração da Poesia, a festa poética será marcada pela leitura de poemas de vários autores e um momento de reflexão sobre os 19 anos de actividade do Grupo Poético de Aveiro, associação cultural que ao longo da sua existência tem trabalhado em prol da poesia, divulgando-a das mais variadas maneiras. Na sessão a música também terá o seu momento com a presença do guitarrista Rui Lourenço.

Ainda na noite de 21 de Março, o Grupo Poético de Aveiro, através da participação de alguns dos seus membros, irá colaborar na sessão comemorativa da data numa actividade promovida pela ADIG - Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, pelas 21.30h.

No dia 22 de Março a promoção da Poesia continua com uma acção de iniciação à Poesia para os alunos da Escola da Marinha Velha e ao final do dia, pelas 18.00h, leitura de poemas para os pais.

No percurso de 19 anos de actividade do Grupo Poético de Aveiro podemos encontrar sessões de leitura em museus, bibliotecas, comboios, praças públicas, escolas, bares, cemitérios, centros comerciais, barcos, entre outros lugares, pois a Poesia deve ser partilhada com todos.

A parceria do Grupo Poético de Aveiro com a Rádio Terranova, através do programa semanal Entre Linhas, é um dos projectos que tem levado a Poesia a toda a região, bem como a edição da revista folhas - letras & outros ofícios que conta já com 13 números editados e que tem sido outra das formas utilizadas para a divulgação da Poesia e dos seus poetas, enriquecendo e dando a conhecer o que de melhor se escreve na nossa terra.

1 comentário:

José Caseiro /Mª Alice Silva disse...

Agradecemos, de todo o coração, a magnífica sessão de poesia com que nos brindaram na Biblioteca da Escola Secundária José Estêvão.
Maria Alice Pinho e Silva