sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mulheres e Liberdade - Dia 8 de Março





Mulheres e Liberdade

A 8 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada em Copenhaga, na Dinamarca, foi proposto por Clara Zetkin e decidido, em homenagem àquelas mulheres e pela necessidade de lutar por reinvidicações fundamentais, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro e o Grupo Poético de Aveiro convida a todas/os a juntarem-se a nós, no dia 8 de Março (sábado), pelas 21 horas e 30 minutos, no Salão Nobre do Clube dos Galitos - Aveiro, com o propósito de evocar a luta de todas as mulheres que permitiram que no presente o caminho da IGUALDADE esteja longamente percorrido (apesar de não concluído). 

Participação do Grupo Poético de Aveiro e de Ana Ribeiro (guitarra e voz) e Ana Afonso (voz) da AJA Norte.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Poesia e Vinho - Tertúlias poéticas - 28 de Fevereiro






"Poesia e ...

Tertúlias poéticas"

O Grupo Poético de Aveiro vai realizar a segunda sessão do ciclo “Poesia e … Tertúlias Poéticas”, o objetivo passa por divulgar, promover, partilhar e debater a poesia.

A 2 ª sessão será com o tema Poesia e Vinho, no dia 28 de Fevereiro pelas 21h30 na Latina - Adega em Aveiro, tendo como convidado o Manuel Dias da Silva que irá apresentar a comunicação “A propósito do Vinho...”.

Depois da apresentação haverá espaço para debate, partilha de ideias e leitura de poemas dedicados ao tema da sessão.

Na sessão também haverá prova de vinhos para alimentar as almas dos poetas!!

Estão todos convidados, venham e tragam poemas.

No que respeita ao nosso convidado, segue a sua nota biográfica:
Manuel Dias da Silva, nasceu em 1945, na freguesia de Janeiro de Baixo, Concelho de Pampilhosa da Serra. Lic. Engª Electrotécnica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Actividade Profissional

De 1973 a 1993, exerceu vários cargos, ligados à sua área de formação, na CIMPOR.
Gerente das Livrarias Bertrand, em Coimbra, de 1993 a 1999.
De 1999 a 2010, Diretor Executivo da Fundação João Jacinto de Magalhães, coordenando as actividades cultural e editorial da Universidade de Aveiro (UA). Neste mesmo período, fez parte das Comissões: para as Comemorações dos 30 Anos da UA; para o Estudo da Localização e Instaladora do Programa para o Ensino Politécnico Norte / Escola Superior Aveiro Norte, da UA.

Actividade Associativa

Foi membro da Direcção do GAAC – Grupo de Arqueologia de Arte do Centro; Presidente da Comissão Executiva do 1º Congresso do Baixo Mondego - Região e Património, tendo coordenado a publicação das Actas; sócio fundador, membro da Comissão Instaladora e de vários Corpos Sociais da ADDAC - Associação para o Desenvolvimento e Defesa da Alta de Coimbra; desde 1995, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da LACAM, para a qual realizou os diaporamas A Cegonha Branca e Fernão Mendes Pinto; integrou os Corpos Sociais da Associação de Geminação de Soure com Neuville de Poitou (Poitiers - França); foi membro do Orfeão Universitário de Aveiro e do Coral Vera Cruz (Aveiro); é Confrade, e desde Novembro de 2013, Vice Mordomo-Mor da Real Confraria do Maranho (Pampilhosa da Serra)

Actividade Política

Foi membro da Assembleia de Freguesia de Almedina (Coimbra) e da Assembleia Municipal da Pampilhosa da Serra.
Actividade Literária

Publicou quatro livros de poesia: “Silêncio e Outros Temas” (1995), “Cantos de Amanhecer” (2000), “A Gola do Tempo” (2006) e “O Som dos Lagares” (2008). Está representado na antologia de poesia “Homenagem a Miguel Torga” e na “Arganilia” – Revista Cultural da Beira-Serra Nº 6 e 7.
Co-fundador da Tertúlia Aedo, onde se diz e fala de poesia
Publicou, O Vinho e a vinha, na Bíblia, na revista “Uma Terra e um Povo” e, em co-autoria, O Encanamento do Mondego num documento de 1800, nas Actas do 1º Congresso do Baixo Mondego - Região e Património
Colabora, de forma aperiódica, no jornal Serras da Pampilhosa, da Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra, em Lisboa.
Tem realizado palestras sobre vários temas: “A gastronomia na época e na obra de Luís de Camões”; “Conversas à volta do vinho”; “ A gastronomia da Pampilhosa da Serra: passado, presente e futuro”; “Luz – eterno farol do conhecimento”; “A Cegonha Branca nos Campos do Mondego”; “Cataventos de Coimbra”

Actividade de Voluntariado

Faz parte da Direcção da ANAI, sendo o responsável pela dinamização da Cátedra “Sousa Fernandes” da UTL-Universidade do Tempo Livre. É Vice-Presidente da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra.

Esta actividade é organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e conta com o apoio da Latina - Adega e da ASSECOM-CA.

Saudações poéticas,
GPA